domingo, 17 de janeiro de 2010

Lovefool


Sabe, tem um trecho do 'The dreamers' que realmente faz muito sentido pra mim e combina perfeitamente com a minha forma de pensar. É um diálogo não muito longo em que os três estão nus na banheira cheia de espuma e Matthew coloca em dúvida a forma como os "gêmeos" exprimem o amor.

Começa assim:

[Matthew] I love you, Isabelle.

[Isabelle] I love you too, Matthew.

[Matthew] Yeah, but I really love you.

[Isabelle] I really, really love you too. We both do. Don't we, Theo?

[Theo] Oh, yeah.

[Matthew] That's not what I wanted you to say.

[Theo] What do you want us to say?

[Matthew] I wanted you to say you love me.

[Theo] We just did, Matthew.

[Matthew] No, you said you love me too. I don't want you to say you love me too. I want you to say that you... love me.

[Theo] Oh, we love you, we love you, we love you.

[Matthew] That's not right, either. You have to say it first.

[Isabelle] My God, Matthew. You already said it first.

[Matthew] Why is that? Why am I always the first to say it?

[Isabelle] Oh, poor Matthew. Oh! We do love you very much.

[Matthew] I don't want to be loved very much. I want to be loved.

[Isabelle] You know what someone once said? "There's no such thing as love. There are only proofs of love."

Concordo tanto com eles, mas tanto, que nunca mais esqueci esse trecho do filme. Dizer também te amo, definitivamente, não acrescenta nada, não diz nada. Parece que a pessoa fala somente para confortar a outra.

Não que a pessoa não ame... mas é que o também te amo parece tão comprado, mas tão comprado, que às vezes é melhor se não for dito, né? Sei lá. Fato é que um também te amo nunca teve, nem nunca terá o mesmo efeito de um te amo.

Também gosto quando o Matthew diz: Não quero ser muito amado, só quero ser amado. O amor não precisa ser muito, não precisa ser louco ou, como diria Chico Buarque de Hollanda, o amor não tem pressa: ele pode esperar. O amor tem paciência, se adapta, demora, dói. O amor aguenta.

Pra completar, Isabelle fecha com chave de ouro: Não há tal coisa como o amor. Há apenas provas de amor. Bingo! O amor não se explica. O amor não se fala. O amor não se exibe. O amor não se encontra... Ele simplesmente acontece.

Um comentário:

Rafael Costa disse...

haja o que houver eu estou aqui/ haja o que houver /espero por ti